FUNIL DE VENDAS

É claro que a HIP esmiuçou este conteúdo de forma bem didática para você entender a importância dele na sua estratégia digital.

 


O QUE É FUNIL DE VENDAS?


A jornada de compra de um cliente passa por uma trajetória, por um percurso, até chegar, finalmente, à conversão (a venda propriamente dita). A essa jornada damos o nome de funil de vendas (também conhecido como pipeline), uma estratégia de inbound marketing que se divide em 3 etapas: topo, meio e fundo.


ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS:


Topo do funil – o aprendizado e a descoberta Nesta etapa, a pessoa é indiferente e não sabe que possui uma necessidade ou um problema. Trazendo para a prática, neste momento ela é apenas uma visitante do seu site, portanto, é preciso torná-la consciente da existência da sua empresa no mercado. É a fase da consciência. Coloque-se como especialista. Educar o visitante do seu site e entregar conteúdos atraentes, como posts para blog, newsletter, podcast, redes sociais etc., é importante para que ele se torne um visitante recorrente e se converta em lead.


Meio do funil – o reconhecimento do problema e a consideração da solução Aqui, o público ganhou um pouco de interesse, interagiu com o seu conteúdo, conscientizou-se de que tem uma necessidade e já passou a ser lead. Então, agora é hora de entregar conteúdos mais específicos, como uma landing page - com formulários, call to action, questionários, e-book, posts para blog, para qualificar esses leads, captar mais informações sobre eles e ter insumos para nutri-los e evoluí-los no funil, afinal, o objetivo é conduzi-los até a conversão da venda, não é mesmo?


Fundo do funil – a decisão de compra Nesta fase, os leads já estão qualificados - MQLs (Marketing Qualified Leads), pois passaram por todo o processo de educação e estão aquecidos e aptos para se tornar clientes. É necessário ser persuasivo, evidenciar os seus diferenciais competitivos e, claro, dar aquela ajudinha e mostrar que o seu produto/serviço é o ideal para suprir as necessidades deles. Você pode utilizar a persuasão e o convencimento, por meio de conteúdos como cases de sucesso, webinars etc., além de fazer um comparativo do seu produto com o do concorrente, colocando-se como a melhor alternativa e fazendo com que a pessoa se torne, efetivamente, sua cliente. Existe uma quarta etapa do funil, que é a de pós-venda, a qual tem o intuito de fidelizar o cliente e fazer com que ele seja um promotor da sua marca. Fica à sua escolha incluí-la ou não no seu funil de vendas.


BENEFÍCIOS DO FUNIL DE VENDAS PARA A SUA EMPRESA:


- Previsibilidade dos resultados

- Otimização da gestão

- Aumento da produtividade

- Melhor aproveitamento das oportunidades

- Respostas para desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos/serviços.


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